Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2011

Datas comemorativas do mês de setembro.

Entre tantas datas importantes comemoradas no mês de setembro, destaco algumas que tem um especial significado para nós da EA, a saber: 01/09 - Dia do profissional de Educação Física (somos um programa de extensão que surgiu no curso de Ed.Física da FAMES); 07/09 - Independência do Brasil ( por óbvio); 20/09 - Dia do Gaúcho ( Revolução Farroupilha); 21/09 - Dia da Árvore - elemento essencial para a vida no planeta Terra; 23/09 - Início da Primavera - estação das flores, da renovação, da cor, do amor; 27/09 - Dia Nacional do Idoso - alguns de nós já são, outros preparam-se para sê-lo, comemoremos, então! "Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária. (fonte:Wikipédia) No RS a árvore símbolo, naturalmente, é a erva mate." Vai um chimarrão gostoso aí, vivente?

VISITA AO JARDIM BOTÂNICO DA UFSM

A tarde de ontem foi programada para passarmos na UFSM. Desta feita, visitamos também o JARDIM BOTÂNICO, no qual fomos recebidos pelo Diretor Professor RENATO AQUINO ZACHIA , que gentilmente nos mostrou o local, salientando as variedades de plantas ou as mais interessantes, nos dando verdadeira aula de Botânica. Das espécies naturais e exóticas, circulamos entre Pitangueiras, Amexeiras, Jambolão, Jatobás,Taquaras, Pinheiros, Azaléias e outras mais, desfrutando, eventualmente, de alguma fruta que estava no caminho, e ao alcance das mãos. Queremos agradecer ao Professor Renato , pela paciência e presteza com que nos mostrou o "caminho das plantas". Com certeza houve grande aprendizado nesse local, e a UFSM deve preservar e divulgar este trabalho, que seus abnegados professores e funcionários mantém. Para finalizar o passeio, deixamos nossa assinatura no Registro de Visitantes, e fizemos nossa foto coletiva, para a posteridade! É a EA acontecendo em seus 15 anos de existência !

VISITA AO PLANETÁRIO DA UFSM

Ontem foi o dia de visitar o PLANETÁRIO DA UFSM , alguns alunos da EA foram para conhecer e outros para rever este local. Numa sessão de 40 minutos, assistimos a 3 filmes: 1º - SOS - NATUREZA 2º - NIGHTWALK 3º - ESTRÊLAS DOS FARAÓS Os dois primeiros filmes, eram curtas, para nos mostrar a necessidade de conservarmos nosso Planeta com as maravilhas que ainda tem. O terceiro, foi um documentário sôbre o céu egípcio e os estudos feitos por este povo , na Antiguidade, relacionando faraós , deuses e estrêlas, e estabelecendo até um calendário. Vimos as pirâmides, os palácios, tumbas e sarcófagos como registros daquele tempo, e que se conservam até os dias de hoje. De quebra, a turma fez registros fotográficos em frente ao Planetário, mostrando o lindo jardim e gramado e dentro, junto à parede pintada por Eduardo Trevisan , mostrando astronautas no espaço. Tudo para apreciarmos e aumentarmos nosso conhecimento.

PALESTRA SÔBRE INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES NA AUSTRÁLIA

Numa programação da disciplina de Inglês, com a professora Rogéria dos Santos,tivemos uma Palestra sôbre INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES NA AUSTRÁLIA . A estudante ANA PAULA FARIAS DE BRITO FREIRE , (estudante do Politécnico da UFSM), aos 14 anos participou , com o objetivo de aprimorar seu inglês, e veio , a convite de nossa professora, fazer o relato dessa experiência. Ana ficou 6 meses na Austrália, hóspede de famílias da cidade de Gold Coast (Costa Dourada). Gostou muito de ter ido, de ter observado e vivenciado outros usos e costumes. Salientou coisas que mais gostou, e as dificuldades pelas quais passou, mas sempre afirmando, que tudo foi muito legal, muito bom ter ido. Frequentando aulas pela manhã e tarde, estranhou o costume da alimentação, pois as refeições principais são o café da manhã e a janta, e na hora do almoço, comem apenas sanduiches e uma fruta. Quanto ao inglês, percebeu diferenças na pronúncia, que às vezes dificultavam sua comunicação. Também mostrou fotos, dos lugare

Semana Farroupilha na EA

De 14 a 20 de setembro, anualmente, por todos os rincões do Rio Grande do Sul e onde quer que se encontrem gaúchos e gaúchas, são reverenciados os heróis farroupilhas que deram suas vidas em prol do ideal de uma república independente. Entre tantos eventos como desfiles, fandangos e churrascadas, a EA não se omitiu e participou de um Almoço Campeiro na Cantina do Colégio Centenário,hoje,15 de setembro.. Foi um momento de alegre confraternização no qual não faltaram elementos que identificam o povo gaúcho:o chimarrão, a bombacha, o chiripá, o lenço colorado, a bota, a alpargata, o Galpão Crioulo, e no cardápio: feijão, arroz, carreteiro, salsichão, mandioca, batata doce, farofa, moranga caramelada, saladas de vários tipos. Foi mais um belo momento dentro dos 15 anos da EA que pretendemos repetir a cada ano com maior adesão e ainda mais entusiasmo!!Quero registrar além das colegas da foto, as presenças da Avani, Goreti, Cleonice, Iara, MªCatarina, Catarina ,Sonia Witt, Nair e Dirlene. Va

Nossas próximas atividades.

Confirmado: a EA participará de um Almoço Campeiro na Cantina do Centenário, quinta feira, dia 15/09,às 12h . No cardápio: feijão, arroz branco, arroz carreteiro, mandioca, salsichão, saladas e ambrosia de sobremesa. A ambientação estará pronta com o Galpão Crioulo, a música campeira.A peonada e as prendas já estão com as pilchas preparadas para mais esse encontro. Na sexta feira, dia 16/09 , 15h , vamos assistir a uma sessão do Planetário da UFSM . Será um momento muito interessante durante o qual contaremos com a participação do filho da colega Ana Emília Alonso, dando as devidas explicações sobre as projeções. Registros fotográficos nas próximas postagens.

Integração e Arte vence festival de dança.

O grande vencedor do 17º Santa Maria em Dança, festival que aconteceu no Clube Dores, foi o Grupo Integração e Arte Centenário/Fames com o prêmio de 1º Lugar Geral do Festival. Outros prêmios conquistados pelo Centenário/Fames: Coreógrafo destaque: Alline Fernandes, professora de Dança da EA; Maior nota da categoria infanto-juvenil; Outro destaque do grupo de dança é a participação da Acad. Camila- instrutora de Alongamento da EA. Estamos orgulhosos de contar com tão qualificado e talentoso quadro entre nós!! Parabéns a Profª Alline e ao grupo!!

Professor Renato Tolfo

Há 7 anos o Professor Renato Tolfo está a frente do Coral Adultos EnCanto da EA. Tem sido uma convivência muito alegre durante a qual temos crescido (envelhecido?) juntos e, com isso, angariado muitas e especiais experiências. O Professor de Canto deve ter, e o Prof. Renato tem, paciência e persistência tamanhas para não deixar de acreditar que é possível fazer pessoas,sem conhecimentos técnicos na área de Música, cantarem afinadamente e com entusiasmo. No dia 09 de setembro, Professor Renato completa 29 anos, 7 dos quais regendo o nosso coral, comemoramops essa data no dia 06/09 e a foto registra o momento. Parabéns, Professor! Muita saúde e paciência para acompanhar nossa turma.

Vem aí a Semana Farroupilha!

"Como aurora precursora Do farol da divindade Foi o 20 de Setembro O precursor da liberdade..." "O Hino Rio-Grandense é o hino oficial do estado do Rio Grande do Sul . Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura , música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real . A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado - A lei nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966 ." (fonte:Wikipédia) A EA está planejando um almoço campeiro para o dia 15 de setembro. A ideia é, vestindo uma pilcha completa ou algo que lembre as tradições gaúchas, reverenciar os heróis farroupilhas, comendo um delicioso almoço campeiro na Cantina do Centenário. Até lá, " gaúchas e gaúchos de todas as querências!"

Salve,salve!

Não foi por falta de espírito cívico nem falta de patriotismo que a turma da EA não rendeu,em conjunto, homenagem à Pátria nessa semana. Tenho certeza que cada um a seu modo fez a sua reverência. Amamos nosso país e nos sentimos orgulhosos dos progressos que ele vem apresentando apesar dos maus exemplos dados por alguns "eminentes cidadãos" e, apesar da pobreza que ainda assola em muitos lares. Sou otimista e tenho convicção que as nossas mazelas tem um prazo de validade que para ser cumprido necessita da cooperação dos brasileiros de boa índole. De nossa parte,alunos da EA, pelo simples fato de frequentarmos esse espaço já estamos cumprindo com uma parte do que o Brasil espera de nós: que sejamos adultos maiores ativos, independentes,bons cidadãos, cumpridores dos seus deveres. AVANTE BRASILEIROS DE PÉ, UNIDOS PELA LIBERDADE!!!

Idosos também Jogam Videogame

Achei interessante essa postagem do "blogda3ªidade", embora ela tenha uma conotação mercadológica e ainda não estejamos nesta faixa etária(rsrsrsr), é interessante saber o que nos espera no"futuro". Quem sabe não começamos a treinar desde agora. Vale a pena ler. Idosos também Jogam Videogame

Atualidades 2011

Nessa postagem vou tentar atualizar os dados da postagem anterior e acrescentar dados novos, quem tiver contribuições pode fazê-lo através dos cometários: Dilma Rousseff (PT) é a atual Presidente do Brasil; Tarso Genro (PT) é o atual Governador do RS; César Schirmer é o atual Prefeito de Santa Maria; Luciana Dias é a atual Diretora do IMC; A Escola para Adultos passa a ter status de programa de extensão da FAMES; Tatiana Trevisan é a atual Coordenadora da Escola para Adultos; Sonia Tolfo e Priscila Dias são auxiliares diretas de Tatiana Tr

Retrospectiva 1996.

Estou fazendo uma coletânea de fatos, eventos, instituições, invenções, notícias de 15 anos atrás ou de algo que tenha 15 anos de existência assim como a EA.Quem tiver contribuições pode fazê-lo através dos comentários. Vejam o que eu já consegui: Fernando Henrique Cardoso(PSDB) era o Presidente do Brasil e estava no seu 2º mandato; Antonio Britto(PMDB) era o Governador do RS; José Haidar Farret era o Prefeito de Santa Maria; Elizabeth Soares Coelho era a Diretora do Colégio Centenário; era criada a Escola para Adultos como um projeto de pesquisa da

Os bolivianos também celebram seus idosos.

Tenho percorrido alguns blogs e sempre que encontro algo que julgue interessante vou postando ou na forma de link ou copiando o texto. Esses dados são do blog - caminootoñal- e trás algumas curiosidades sobre o Dia dos Idosos na Bolívia. "El 26 de agosto se recuerda el Día de las Personas de la Tercera Edad en Bolivia, instituido por Decreto Supremo 1421 del 17 de diciembre de 1948, durante la presidencia de Enrique Hertzog Garaizabal. Desde hace 31 años, en Bolivia se recuerda cada 26 de agosto el Día Nacional del Adulto Mayor.Los adultos mayores recuerdan en su día que existen 10 principios que deben ser cumplidos, como el derecho a la asistencia, al albergue, el sustento, al vestido, al bienestar físico y moral, al recreo, al trabajo, al sosiego, a la consideración y a funerales.En el año 1992 las Naciones Unidas definieron los principios más importantes a favor de las personas mayores. Estos se clasificaron en cinco temas principales: INDEPENDENCIA, PARTICIPACIÓ

O TURISMO E A MELHOR IDADE

O aumento da população idosa, fora do processo produtivo e que vive de aposentadoria representa um novo segmento para o turismo. Esse publico já está com a vida financeira estável, já criaram os filhos, já se aposentaram e adquiriram a maioria dos bens materiais que vislumbravam, restando tempo livre para aproveitar a vida. Nesse caso, não há opção melhor do que viajar e conhecer novos lugares. Também há uma concientização dessa população sobre a importância da atividade física e do lazer para se ter uma vida melhor. Cada vez mais a inatividade e o sedentarismo representam um prejuízo para quem deseja viver com mais saúde. As viagens estimulam o movimento, ao contato com a natureza, levando à descoberta de uma nova motivação e novas possibilidades para a vida depois dos 60. O idoso que viaja fica mais confiante e passa a lidar melhor com as situações de conflito que existem nessa etapa da vida. Os médicos garantem que viajar diminui a incidência de estados depressivos, bem como a apa