Pular para o conteúdo principal

Dia dos Avós - homenagem mais do que justa!

ANA ELISA COUTO, mentora do DIA 26 JULHO

Mentora do DIA 26 JULHO - DIA DOS AVÓS, usava, de Jonh Collins uma frase que lhe era muito querida quando se expressava perante jovens «aproveitar um bom conselho requer mais sabedoria do que dá-lo».

Com a sabedoria dos costumes, lendas e tradições, referências de enorme valor, devemos, com a realidade sempre presente, realçar os tempos duros passados onde, apesar de tudo, na cooperação social havia o maravilhoso sentimento do amor!


Nesses valores encontra-se uma palavra predominante; Humildade. Verdadeiro sinal de inteligência e fonte de serenidade.

Nestas, encontramos a necessidade da realização de um trabalho que por mais obscuro e modesto, seja uma obra-prima de amor e perfeição ao fazer reflectir na simples pequenez do nosso conselho.

ANA ELISA, nascida na cidade de Penafiel - Norte de Portugal, trazia consigo um sonho de admiração por esses velhinhos adoráveis que eram seus pais. Eles perante os netos eram o tal factor de orientação e perfeição familiar.

Dia dos Avós no Mundo

Estados Unidos

O Dia Nacional dos Avós (National Grandparents Day) é celebrado nos Estados Unidos desde 1978 no primeiro domingo depois do dia do trabalho (setembro). Marian McQuade, de West Virginia, é reconhecida como a mentora dessa data comemorativa nos Estados Unidos.

Austrália

Queensland foi o primeiro estado australiano a celebrar oficialmente o Dia dos Avós (2010) - no primeiro domingo de novembro.

França

O Dia das Avós começou a ser comemorado na França em 1987 no primeiro domingo de março.

Itália

O Dia dos Avós foi estabelecido em 2005 e é celebrado em 2 de outubro.

Polônia

O Dia das Avós (Dzień Babci) foi criado em 1964 pela inicialmente promovido pela revista "Kobieta i Życie". É comemorado em 21 de janeiro. O Dia dos Avôs (Dzień Dziadka) é celebrado um dia depois, 22 de Janeiro.

Brasil -

O Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho, embora não haja notícias de que tenha sido oficializado.

(Fonte: Wikipedia)

Entrevista em jornal de dezembro de 1992

Notícia em jornal de julho2000

Fonte: www.avosnomundo-26julho.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramos 2013!

Adultos EnCanto no XI Sarau Literário. Tarde do Chapéu Encerramento do 2º semestre de 2013 Para encerrar as atividades do 2º semestre de 2013 realizamos e fotografamos momentos muito ricos em alegria, descontração e muita afetividade. Sábado, 23/11 nos fotografamos todas uniformizadas antes da apresentação do Coral Adultos Encanto no XI Sarau Literário Tássia Massaia Londero; na segunda, 25/11 nos fotografamos na Tarde do Chapéu para incentivarmos o uso desse acessório de proteção contra os raios UV; terça, 26/11 fizemos uma arrecadação de fraldas geriátricas descartáveis para doação; quarta,27/11 estava prevista a Cantata Natalina que foi cancelada em virtude da chuva torrencial que caiu em Santa Maria; quinta, 28/11 estava prevista uma visita à Sinagoga Yitzhak Rabin cancelada em virtude de viagem da pessoa responsável pelo templo; sexta, 29/11 foi o ponto culminante das atividades com o Almoço de Encerramento que este ano foi realizado na sede campestre da Sociedade

DIA NACIONAL DO LIVRO

Um dos meios de comunicação mais  importante no processo de desenvolvimento do indivíduo, é o  LIVRO .   O  dia 29 de outubro  foi escolhido para ser o  “Dia Nacional do Livro” , por ser a data de aniversário da fundação da  Biblioteca Nacional , que nasceu com a transferência da  Real  Biblioteca portuguesa  para o Brasil. Foi transferida dia 29 de outubro de 1810. O Brasil passou a  editar livros a partir de 1808  quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi  "Marília de Dirceu ", de  Tomás Antônio Gonzaga . O Portal Educar para Crescer da editora Abril elaborou uma lista de autores  brasileiros, para ler dos 2 aos 18 anos no site : http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/ . Nas aulas de Português ( com a professora Rogéria) e Memórias e Crônicas (com a professora Andrea), estamos desenvolvendo temas  em forma de poesias, contos e crônicas, com o intuito de serem publicados  tão logo possamos.  Hoje eu deixo algumas frases

Comemorar ou celebrar?

Encontrei na agenda da FAMES 2007 um texto muito interessante de autoria de Floriano Serra (Consultor de RH especializado em comportamento humano) que diferencia COMEMORAÇÃO de CELEBRAÇÃO.Vou reproduzir alguns trechos do artigo para suscitar uma reflexão. "Comemorar e celebrar são a mesma coisa?... ...Comemoração, por exemplo, é interpretada e realizada como festa. Comemoram-se aniversários de nascimento, de casamento, de fundação, prêmios obtidos e momentos especiais... ...Em princípio, a celebração teria mais ou menos o mesmo sentido da comemoração mas hoje, no jargão organizacional, celebrar passa a ter um significado mais profundo, mais interativo, menos "festeiro"... ...Celebrar é compartilhar alegrias e vitórias , sem bandas e fanfarras.Celebra-se de modo discreto,quase silencioso,mas nem por isso menos intenso e verdadeiro.Para serem celebradas não precisam ser grandes alegrias e vitórias - até porque estas não têm tamanho ,peso nem altura. Ou são ou não são. Se s